Conheça os tipos de formas e assadeiras mais usadas na confeitaria

Quem trabalha com chocolates e confeitaria sabe que existe uma infinidade de utensílios e equipamentos para o preparo de doces. Por isso é comum que empreendedores iniciantes tenham dúvidas sobre quais utensílios usar e em quais investir no início do negócio.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de formas e assadeiras para ajudar você a escolher entre tantas opções. Afinal, elas são indispensáveis para quem está começando a equipar a cozinha para vender doces, e influenciam diretamente no preparo das massas de suas receitas.

Tipos de formas e assadeiras
Antes de comprar suas formas e assadeiras, existem alguns pontos que você precisa considerar e que vão facilitar a escolha:
– Tamanho
– Formato
– Material

O tamanho tem que comportar o seu bolo ou torta depois de assado. Ou seja, a massa não pode transbordar pela assadeira enquanto está no forno.
O formato também é importante para cada tipo de doce que irá fazer, seja retangular, redondo ou para receitas específicas como pudins, muffins e cupcakes. Em relação aos materiais, os mais utilizados são alumínio e silicone e vamos falar sobre as características de cada um deles.

Assadeiras de alumínio

Mil e uma utilidades, as assadeiras de alumínio servem para o preparo de todos os tipos de massas. Elas têm um ótimo custo-benefício, longa durabilidade e diversos formatos e tamanhos. Há também as assadeiras de alumínio com fundo removível que facilita bastante seu trabalho na hora de desenformar.
Depois de escolher entre formatos que deseja – redondo, quadrado ou retangular -, é hora de definir os tamanhos. Não tem muito segredo: você pode usar como referência a quantidade de fatias do seu bolo, por exemplo.

Para um bolo redondo que rende entre 10 e 12 fatias, a assadeira deve ter entre 20 e 24 cm de diâmetro. Para essa mesma quantia, mas no formato retangular, a assadeira deve ter cerca de 21 cm.

Além do tamanho, a profundidade também deve ser levada em conta. Para tortas com massa mais fina, a assadeira deve ter 5 cm de profundidade em média. Já tortas com massa mais alta podem ser feitas em assadeiras com até 12 cm de profundidade.

Formas de silicone


Indicadas para o preparo de cupcakes, muffins e até mesmo bolos, as formas de silicone são antiaderentes e resistentes a altas temperaturas. Ou seja, a massa não fica grudada no fundo da forma depois de assada, o que é uma grande vantagem.
Assim como as assadeiras de alumínio, as formas de silicone estão disponíveis em diversos formatos e tamanhos, então o modelo vai depender do doce que deseja preparar.

Quer saber quais são os utensílios que não podem faltar na cozinha de quem está começando a trabalhar com doces e chocolates? Confira quais são os itens indispensáveis no dia a dia neste artigo

E veja também mostramos quais são os tipos de formas mais usadas para fazer bombons. Entenda a diferença entre elas e escolha os modelos que mais atendem à sua produção