Ganache para cobertura de bolos: como fazer e aplicar
Bolo coberto com ganache é perfeição a cada mordida! E além de ser deliciosa, a ganache é muito fácil de trabalhar, até mesmo para quem está começando a empreender no mundo dos chocolates e da confeitaria.
Ela também garante uma cobertura cremosa, lisinha e brilhante, valorizando ainda mais sua receita!
Por isso, reunimos as melhores dicas para você cobrir bolos e doces usando ganache.
O preparo da ganache
A base da ganache leva dois ingredientes: chocolate e creme de leite.
Para cobertura de bolos, a ganache deve ter textura mais cremosa, por isso, a proporção indicada para ganache que servirá de cobertura é de 500 gramas de Chocolate Selecta Namur Blend para 100 gramas de creme de leite UHR 17% de gordura.
Mas atenção: os tipos de chocolates utilizados (branco, ao leite, blend ou amargo) vão influenciar na consistência da mistura por terem porcentagem diferentes de cacau. Por isso, é importante adaptar a quantidade de acordo com o chocolate que você vai usar na receita da ganache para cobertura.
Voltando ao preparo, comece com o derretimento do chocolate. O creme de leite deve estar com temperatura igual ou superior a do chocolate para que, ao serem misturados, o chocolate não cristalize.
Depois, acrescente o creme de leite aos poucos ao chocolate derretido, mexendo com auxílio de uma espátula. Em seguida, misture novamente com um mixer para deixar a ganache com aquele brilho incrível!
Como aplicar
Com o bolo sobre uma bailarina giratória, despeje um pouco de ganache, espalhando com auxílio de uma espátula, enquanto gira a base.
Essa primeira camada deve ser aplicada com a ganache mais quente e ainda fluída para ‘colar’ todos os gruminhos e farelos do bolo.
Depois, com uma manga de confeitar, aplique a segunda camada de ganache, que já deve estar mais firme. Para isso, deixe a ganache descansar em temperatura ambiente, lembrando que o tempo de descanso varia muito de acordo com a o clima e a temperatura da região onde você está.
O ponto ideal é quando a ganache ficar com o aspecto mais cremoso, com textura semelhante à do doce de leite.
Para cobrir, utilize a espátula reta ou, caso queira criar um efeito diferente, use a espátula com textura. Passe a espátula por todo o bolo, enquanto gira a bailarina com a outra mão até finalizar e está pronto!