
Dicas para fazer ovos de colher perfeitos
O ovo de colher ganhou um espaço todo especial no paladar dos clientes, afinal quem resiste a esta maravilha da confeitaria? Ele é perfeito para presentear, compartilhar e garantir elogios de quem o provar, além de ser muito versátil e permitir infinitas possibilidades de recheios.
Se você está começando agora no universo dos chocolates ou quer se aperfeiçoar nesta técnica, confira algumas dicas para não errar na hora da produção e veja muitas sugestões irresistíveis para a Páscoa.
1. Faça a temperagem correta
Use sempre um chocolate de qualidade e não se esqueça de fazer a temperagem corretamente. Caso contrário, a casquinha crocante do ovo de colher corre o risco de derreter facilmente nas mãos do seu cliente e destruir todo o seu trabalho.
Dúvidas sobre temperagem? Saiba como fazer o processo correto:
Conheça as técnicas de temperagem do chocolate
Caso opte por usar cobertura fracionada, fique de olho para derreter o chocolate de acordo com as instruções da embalagem.
2. Escolha bem o recheio
O ovo de colher permite o uso de vários tipos de recheio. É preciso considerar alguns pontos para garantir a qualidade até o consumo pelo seu cliente. Além disso, opte por rechear o seu ovo mais perto da data de entrega para não comprometer a textura e o sabor da receita.
Quanto mais próximo da Páscoa, maior é o volume de trabalho, então é importante ter à mão produtos que tragam praticidade e sabor para os preparos. É o caso do Creme Mix, que já vem pronto para o uso e tem a textura perfeita para rechear ovos de Páscoa.
3. Combine diferentes textura e sabores
Busque por recheios que gerem combinações com cremosidade e contraste de sabores, como doces com toque de acidez, por exemplo. Isso vai deixar seu ovo de colher ainda mais completo.
Você pode brincar com as texturas também, intercalando massa de bolo e brigadeiro como recheio do ovo de colher, por exemplo. Existem diversas combinações que podem ser feitas e que vão encantar seu cliente.
4. Cuide com o armazenamento
Evite guardar os ovos na geladeira. Além de suarem, pode afetar o sabor do seu produto por conta da umidade. Guarde em local fresco e seco até a entrega para o cliente.
Lembre também que recheios lácteos podem estragar com mais facilidade, portanto é recomendado que sejam preparados mais próximos do recebimento pelo cliente.
5. Não se esqueça dos detalhes
Frutas frescas, granulados, açúcar de confeiteiro e uma cobertura trabalhada delicadamente com um bico de confeitar são perfeitos para finalizar o ovo de colher. Este doce permite vários tipos de decoração, que dão o toque final para um preparo saboroso.
Além disso, escolha uma embalagem que proteja sua receita, mas que, ao mesmo tempo, valorize o seu produto. Não adianta caprichar na decoração do seu ovo de colher e usar uma embalagem que não mostra o seu esforço.
Por fim, não esqueça de colocar a data de validade na embalagem e finalizá-la com muito carinho e uma bela fita! Seu ovo de colher vai ser um sucesso!
Neste vídeo você poderá conferir mais algumas dicas para produzir ovos sem erro e turbinar as vendas na Páscoa com o Chef Ricardo Campos.
Confira algumas sugestões de receitas de ovos de colher: