Como trabalhar com fondant: tudo sobre este ingrediente da confeitaria

Confira dicas de preparo e formas de aplicação do fondant para transformar seus doces

 

Com textura aveludada, o fondant dá um acabamento fino e delicado a diversos doces.

Sabe a cobertura branquinha e inconfundível do camafeu? Então, esse docinho que não pode faltar em mesas de casamento é feito com fondant.

Mas além de ser usado como cobertura, o fondant também pode ser aplicado como recheio de bolos, pães e doces.

Saiba tudo sobre este ingrediente da confeitaria, das formas de preparo à aplicação.

 

Modos de preparo

A receita do fondant é uma mistura de açúcar de confeiteiro, leite e manteiga. Mas, normalmente, ele é comprado nas versões prontas, basta acrescentar água e aquecer em banho-maria ou micro-ondas antes de aplicar.

O Fondant Mix é fácil de aplicar, tem acabamento fino e aceita coloração e aromatização.

Para o preparo em banho-maria, coloque a quantidade desejada de fondant em um recipiente seco e limpo. Aqueça mexendo sempre para não cristalizar, até obter a consistência ideal.

No micro-ondas, aqueça o fondant em recipiente adequado por 30 segundos e mexa em seguida. Repita a operação até chegar à consistência ideal.

Podem ser adicionados, ainda, ingredientes como chocolate em pó, aromas e corantes para dar cor e sabor ao fondant. Ele tem ótima estabilidade depois de aplicado, seca rapidamente e não exige refrigeração.

O fondant pode ser aplicado em:
– Cobertura de bolos
– Donuts
– Doces finos
– Tortas
– Pães
– Alfajor e pão de mel
– Chocotones, panetones e colombas
– Docinhos e brigadeiros
– Biscoitos
– Bombas e carolinas

 

Como trabalhar com fondant

Diferentemente da pasta americana, o fondant não é um ingrediente para modelar, mas, sim, cobrir e rechear bolos e doces. Ele também precisa ser derretido antes da aplicação, essa é outra diferença entre eles.

Os doces finos podem ser banhados no fondant, com auxílio de um garfo próprio para isso.

Para cobrir bolos, basta despejar o fondant logo após ser preparado e aquecido. Para o recheio ou decoração, use manga de confeitar.

 

Como colorir fondant

Corantes alimentícios em gel são os mais indicados para tingir o fondant. Eles produzem cores fortes e brilhantes sem alterar a consistência da cobertura. Depois de aquecer o fondant, basta pingar o corante e misturar até atingir a coloração desejada.

 

Pintura em fondant

Outra opção para decorar o fondant é fazer pinturas sobre a cobertura. Para isso, derreta o fondant seguindo as instruções, saborize e tonalize como desejar. Aplique sobre o bolo ou doce e espere secar completamente, o que deve levar, no mínimo, duas horas.

Em seguida, dilua os corantes em gel em álcool de cereal ou outra bebida alcoólica, molhe o pincel no corante e coloque o seu lado artístico em ação, desenhando flores, frutas e o que mais desejar.

Agora, coloque em prática tudo que aprendeu até aqui com essas receitas deliciosas com fondant:

Pirulitos Fudge de Chocolate Meio Amargo
Bolo de Laranja Trufado
Tentação de Cereja
Bomba