Modelagem com pasta americana: técnicas essenciais
BLOG

Modelagem com pasta americana: técnicas essenciais

comentamos aqui sobre a versatilidade de usar a pasta americana para fazer suas modelagens e demos algumas dicas iniciais. Agora, trazemos um passo a passo dessa técnica de confeitaria que vai deixar seus pratos ainda mais incríveis.

 

1.  Escolha as peças antes de começar a modelar

Essa é a dica mais simples e que quase todo mundo ignora. Você escolhe a figura que deseja modelar antes de começar a modelagem. Por isso, reserve um tempo para decidir qual será o tamanho de cada peça e como vai distribuí-la na decoração.

Isso evita que você comece o preparo e perceba que não tem algum utensílio ou que precisaria de um molde ou de mais pasta americana. Por exemplo, se você vai montar um Papai Noel para um bolo, pense nas dimensões do rosto e do corpo do personagem, de acordo com o tamanho do bolo.

 

Ursinho modelado com pasta americana confeitaria

2. Divida as porções de massa

Separe pequenas porções de massa para cada peça que você deseja fazer. Além de facilitar o trabalho, isso vai ajudar a construir os formatos: bolinhas, coxinhas ou rolinhos.

Considere também as cores para cada peça e já separe os corantes ou a pasta americana colorida, se for o caso.

 

3. Construa seus personagens usando as formas básicas

Isso mesmo! Esses formatos mais simples vão garantir mais agilidade e charme na hora de montar os seus personagens. E todos são muito práticos de fazer e versáteis. Olha só!

  • Coxinha ou perinha – Aqui, você usa a mesma técnica das outras duas formas, porém modelando a massa em formato de perinha ou coxinha. Dica: usando o movimento de vai-e-vem com as mãos, você deixa a sua coxinha com a superfície ainda mais lisa e bem mais desenhada.
  • Bolinhas – Essa é a forma mais básica e aquela da qual derivam todas as outras.
    Para a sua produção, você precisará abrir a massa para trabalhar com ela, depois basta fazer movimentos giratórios com as mãos até criar uma bolinha. Fácil, né?
  • Rolinhos – Derivada do anterior, essa forma também é bem fácil de fazer. Com a bolinha já pronta, basta transformá-la em rolinhos, fazendo movimentos de vai-e-vem com a massa na mesa. Quanto mais você trabalhar assim, mais comprido e fino ficará o rolinho.

 

4. Opte pelas pastas certas para cada demanda

Outro ponto importante: não adianta ter uma ideia legal para a sua decoração, se a pasta em questão não acompanhar esse modelo. Por isso aqui vão algumas dicas.

Quando o personagem for pequeno, use a PastaMix. Essa pasta é indicada para coberturas mais artísticas devido à sua textura acetinada, ao sabor de baunilha e à permissão para criar outras colorações, já que é branca.

Agora, se o assunto é fazer grandes personagens, cupcakes, biscoitos ou doces em geral, recomendamos a Pasta Color Ful Mix. Além de já vir colorida, quando combinada ao CMC Mix, ela garante produções artísticas de estrutura maior e mais densa.

Pronto! Agora, a sua modelagem vai ficar muito mais prática e com um resultado que vai encantar e deixar todo mundo com água na boca!

Confira como criar um bolo decorado com ursinhos feitos com pasta americana!

 

E para aprender ainda mais sobre como utilizar a pasta americana, confira nossos cursos sobre o tema:

Pasta americana para iniciantes

Especialista em pasta americana