Doces típicos de natal
BLOG

Doces típicos de natal

A ceia é um dos pontos mais altos do Natal. Mesa enfeitada, cardápio de dar água na boca e a oportunidade de reunir a família toda para comer e confraternizar.

E, claro, os doces não podem ficar de fora dessa. Essa é a época de produzir pratos carregados de sabor e memória afetiva para aqueles que irão degustar essas delícias.

Por isso separemos quatro doces típicos dessa época e mais algumas dicas para deixar as suas sobremesas com aquele clima natalino que todo mundo ama!

1 – Rabanada

Impossível começar uma lista de doces natalinos sem mencionar a estrela dessa época: a famosa rabanada.

O prato é um dos queridinhos do Natal tanto por sua facilidade de produção como por trazer memórias afetivas da nossa infância, além de ter um sabor inigualável!

A receita tradicional do prato leva pão francês, leite, ovos, canela, açúcar e óleo de girassol para fritura, mas você também pode incrementar com caldas diversas ou raspas de chocolate.

Rabanada com decoração natalina

2 – Pavê

E tem como falar de Natal sem falar de pavê? O doce que foi imortalizado pelas famosas piadinhas natalinas tem o seu lugar garantido na mesa.

Da receita mais comum até a mais elaborada, o pavê nunca sai de moda.

Para essa receita, você vai precisar de: biscoitos de maisena, leite, leite condensado, creme de leite e chocolate. Há quem goste de incrementar o prato com frutas, como morango ou uva.

Inspire-se com as receitas: Pavê de Chocolate com Amarena e Pavê 4 Leites e Chocolate.

Pavê de chocolate com uma fatia cortada em um prato

3 – Panetone

Você sabe que chegou o Natal quando vê um panetone na prateleira de um supermercado.

Mas também é possível fazer essa delícia em casa. E com o Preparado de Panetone da Mix fica ainda mais fácil.

A receita do pão com frutas cristalizadas virou símbolo do Natal brasileiro. E, para quem não gosta muito delas, existe a variação do prato: o chocotone, que substitui o recheio de frutas por gotas de chocolate.

Com frutas cristalizadas, chocolate ou qualquer outro recheio, uma coisa é certa: essa delícia não pode faltar no menu doce de Natal.

Confira algumas receitas inspiradas nessa receita tradicional das festas natalinas: Panetone de Caramelo, Naked Cake de Panetone, Banoffee Panetone de Chocolate e Pão de Mel de Panetone.

Fatia de panetone de frutas cristalizadas com fatia cortada

4 – Pudim de leite condensado

Embora o pudim seja, durante todo o ano, uma das sobremesas mais consumidas pelos brasileiros, o doce também compõe o time das iguarias de Natal.

O prato feito de leite condensado, leite e ovos vem no seu formato natalino, com caldas de diferentes sabores.

O queridinho do brasileiro não pode faltar numa ceia!

Pudim de leite condensado sendo cortado e retirando uma fatia

E tem como deixar o Natal ainda mais doce? TEM SIM!

Abuse das cores natalinas

Outra particularidade do Natal são as cores: vermelho, verde, branco e dourado que invadem os enfeites, a cidade e até mesmo os doces. Por isso, incremente as receitas natalinas com frutas, caldas com Corantes MIX e confeitos coloridos. Vale tudo para deixar os pratos com aquela carinha de Natal!

Bolo de chocolate decorado com tema natalino

Natal x Verão

O Natal brasileiro coincide com a época mais quente do ano: o verão. A dica aqui é trazer para a mesa doces com sabores mais refrescantes: mousse de maracujá, salada de frutas, sorvete de sabores diversos etc. Além de oferecer mais opções no cardápio, você ainda ajuda a refrescar os paladares!

Taça com mousse de maracujá

Misture tradição com inovação

As receitas típicas de Natal já possuem um lugar garantido na mesa, mas isso não quer dizer que você não possa dar um toque pessoal e inovador para o menu de doces.

Já pensou em fazer uma trufa de champanhe? Ou um bolo de árvore de Natal? Quem sabe trazer um bombom diferente para compor a mesa?

Pensando nisso, vamos deixar para você uma dica de ouro: um artigo com receitas novas e deliciosas para você colocar na sua lista de delícias de Natal. Basta clicar no link abaixo e conferir: Receitas de natal de nossos culinaristas