Macaron


O pequeno biscoito recheado e macio é um dos mais populares da confeitaria francesa. Mas de acordo com os registros históricos, o macarron surgiu, de fato, na Itália. O nome macaron, aliás, remete à palavra italiana maccherone, que significa massa fina. A receita original não levava recheio e consistia em apenas 1 disco. Foi levado para a França no século 16, pela corte de Catarina de Médici, e só três séculos mais tarde ganhou o formato que conhecemos hoje: com dois discos unidos por recheio, além da variedade de cores e sabores que continuam encantando olhos e paladares mundo afora.

Do que são feitos os macarons?
Farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro e clara de ovo são os ingredientes básicos para seu preparo, além de merengue.
Depois de preparar a massa e o merengue, coloque metade da quantia de cada um deles em uma tigela e misture com uma espátula pão-duro. Faça movimentos leves e circulares, até que tudo esteja bem incorporado. É importante não mexer com muita força para que a gordura da amêndoa não manche a massa. Em seguida, adicione a segunda parte dos ingredientes até atingir o ponto.

Veja o passo a passo da macaronagem aqui

O cozimento
Com a mistura pronta, faça as bolinhas com uma manga de confeitar em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno. O tempo de cozimento e a temperatura devem ser ajustados de acordo com a potência do forno. Assim que estiverem prontos, espere esfriar e retire-os da assadeira. Com um saco de confeitar, aplique o recheio e cubra com o segundo disco.

Confira receitas de macaron para colocar o aprendizado em prática:

Macarrons

Macorrons Halloween