
Açúcar gelado: o que é, características e onde é usado
O açúcar gelado é muito utilizado na confeitaria para cobrir e decorar doces, como donuts, sonhos, bolos e biscoitos, entre outros, garantindo maior durabilidade ao acabamento, por suas características especiais.
De fácil aplicação, este ingrediente é perfeito para receitas que precisem de uma cobertura especial, que dure mais tempo e não derreta com facilidade. Aprenda mais sobre este ingrediente e como utilizar nos seus doces para deixar tudo ainda mais saboroso e atrativo!
O que é açúcar gelado?
O açúcar gelado é um tipo de açúcar utilizado principalmente na decoração e acabamento de doces, pois não derrete nem congela, mantendo a aparência das sobremesas por mais tempo.
Essas propriedades estão ligadas à sua composição, que leva dextrose, amido, gordura vegetal, farinha de arroz e corante inorgânico, a depender do fabricante.
Quais são as características do açúcar gelado?
Além de dar sabor aos preparos, o açúcar gelado possui algumas propriedades especiais, que tornam seu uso indicado em certas ocasiões:
- Não derrete: o açúcar gelado não sofre alterações com mudanças climáticas, ou seja, mesmo com altas ou baixas temperaturas, mantém sua característica, sem derreter ou congelar.
- Superfino e delicado: sua textura é extremamente fina, por isso é muito utilizado para decorações refinadas, não altera o sabor das receitas, mas proporciona uma sensação de refrescância no paladar.
- Alta durabilidade: por sua composição, o açúcar gelado não desaparece da cobertura dos doces, não absorve umidade e se mantém soltinho por mais tempo, mantendo a aparência dos preparos intacta.
- Ideal para decoração: se você deseja um acabamento delicado e sofisticado nas receitas, o açúcar gelado é perfeito! Além de bonito, o ingrediente é fácil de aplicar, basta usar peneiras para polvilhar ou moldes para fazer desenhos sobre os doces.
Qual a diferença entre açúcar de confeiteiro e açúcar gelado?
Os dois tipos de açúcar são muito comuns na confeitaria, mas a principal diferença entre eles está na composição, o que impacta na aplicação de cada um.
O açúcar gelado é produzido com vários ingredientes, para que não derreta ou congele após ser aplicado nos doces e sobremesas, mantendo a aparência e textura das receitas por mais tempo.
Já o açúcar de confeiteiro é uma versão do açúcar refinado, mas com grãos ultrafinos e pode levar um pouco de amido de milho para não empedrar. É muito utilizado em receitas que precisem de rápida dissolução do ingrediente ou em coberturas delicadas de preparos com consumo imediato.
A Mix conta com os dois tipos de açúcar, para facilitar suas criações e dar um toque especial aos doces. Confira nossa linha completa.
Onde usar açúcar gelado?
O açúcar gelado é utilizado principalmente para acabamentos e decorações na confeitaria. Receitas como bolos, tortas, croissants, folhados, donuts e sonhos ganham uma nova aparência com este ingrediente na finalização, que se mantém intacta por mais tempo, sem congelar, derreter ou absorver umidade.
Como devo armazenar o açúcar gelado?
Para conservar as características do açúcar gelado, mantenha armazenado em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Após aberto, o ideal é consumir o ingrediente em até 30 dias e você pode manter o açúcar guardado na própria embalagem bem fechada ou em um pote hermético.
Conheça os tipos de açúcar mais utilizados na confeitaria e como cada um pode deixar seus doces ainda mais especiais e saborosos.