Tipos de açúcar mais utilizados na confeitaria
Uma boa confeitaria se faz com açúcar e com afeto, mas você sabe que existem muitos tipos de açúcar para você criar? Cada um deles é ideal para um tipo de resultado. Por isso, é essencial conhecer as diferenças, mesmo que não vá utilizá-los em seus produtos.
Açúcar Cristal
Apresenta grãos mais grossos e transparentes que o açúcar refinado. Tem ótimo derretimento e é muito utilizado para bolos e doces em geral e também na decoração.
Açúcar Mascavo
Obtido diretamente da extração do caldo de cana concentrado, sua tonalidade pode variar entre o marrom e o dourado. Tem sabor intenso de melado e é menos doce. Muito utilizado em bolos, brownies e muffins que pedem mais umidade.
Açúcar Refinado
O açúcar branco tem a mesma composição que o açúcar cristal, mas com grãos mais finos, pequenos e secos. É o mais utilizado no dia a dia na produção de bolos, biscoitos e doces em geral e derrete facilmente.
Açúcar de confeiteiro
Com uma textura muito fina, o açúcar de confeiteiro é muito utilizado na decoração, cobrindo sonhos, doces e bolos em geral. Também é muito usado na elaboração de receitas que pedem uma textura mais lisa e homogênea, como glacês, fondants e chantilly, por exemplo.
Açúcar Invertido
Com a consistência de um xarope, o açúcar invertido é utilizado para evitar a cristalização, ressecamento e para manter a maciez de uma receita. Age como um conservante natural em receitas como ganache, balas, doces e biscoitos em geral.
Glicose
Também conhecido como glucose, este xarope obtido a partir do milho também é indicado para impedir a cristalização do alimento. Na confeitaria, é utilizado na receitas de marshmallow, por exemplo.
Açúcar impalpável
Similar ao açúcar de confeiteiro, é ainda mais fino, pois tem uma mistura de amido de milho na sua receita. Esta combinação retira a umidade do açúcar e impede que ele empelote. Muito utilizado em receitas clássicas como a dos macarrons franceses.
Açúcar Demerara
Com uma coloração levemente amarelada e grãos semelhantes aos do açúcar cristal, o açúcar demerara é resultado do açúcar mascavo após um processo de secagem. Com uma doçura mais aguçada, sua dissolução é mais lenta, devido aos grãos maiores.
Cada açúcar pode garantir o sucesso da sua receita. Que tal testar e experimentar todos os tipos de açúcar na sua confeitaria? Fazendo a escolha certa, com certeza você irá criar doces incríveis. Para testar, confira as receitas do nosso portal Docepedia.