Como acertar os pontos das claras em neve
As claras em neve são o segredo para doces e sobremesas com consistência leve e macia. Saiba mais sobre as técnicas de preparo e os pontos para diferentes receitas.
As claras em neve são as responsáveis por deixarem receitas como bolos, mousses, merengues e suflês com consistência leve e macia.
Ao serem batidas na batedeira ou com batedor manual, o ar é incorporado às claras dos ovos e proporciona efeito aerado à receita. Durante esse processo, elas podem atingir pontos diferentes: ponto de espuma, ponto de neve ou pico mole e pico firme.
Dicas para bater as claras
Para começar, os ovos devem estar em temperatura ambiente. Se utilizar uma batedeira, é recomendável começar a bater as claras com velocidade baixa e aumentar conforme ficam mais espumosas.
Para quem optar pelo processo com batedor manual, comece a bater com movimentos circulares e para cima.
Outra dica importante é bater as claras logo antes de serem incorporadas aos outros ingredientes. Se ficarem reservadas em um recipiente por muito tempo, podem perder volume e prejudicar o resultado final da sua receita.
Como atingir os pontos
Para o ponto de espuma, as claras devem ser batidas levemente até se tornarem uma espuma branca, brilhante e que “escorrega” no fundo da tigela conforme você a mexer.
Já o ponto de neve ou pico mole é atingido quando a espuma passa a ficar com as marcas das hastes do batedor ao movimentá-lo.
Por fim, nos picos firmes, elas estão consistentes, com mais brilho e bem branquinhas. A espuma, neste ponto, não se mexe na tigela.
Leia mais:
Saiba quais são os tipos de merengue e suas aplicações na confeitaria
Rocambole Colorido de Chocolate Branco
Ovos com Recheio de Mousse de Chocolate e Chantilly