Pudim: o que é, qual a origem e quais são os tipos
O QUE É

Pudim: o que é, qual a origem e quais são os tipos

Pudim é uma sobremesa bastante tradicional no Brasil, em especial quando feito com leite condensado e calda de açúcar. Mas você sabia que, originalmente, o pudim era um prato salgado?

Fique com a gente até o final e conheça a origem do pudim, sua diferença para outros preparos comuns da confeitaria e quais são os principais tipos da sobremesa.

 

O que é considerado pudim?

O pudim é um tipo de preparo muito amplo, cuja definição varia de acordo com o local. Mas, em termos gerais, podemos defini-lo como preparos cozidos (muitas vezes em banho-maria), feito com uma mistura de ingredientes.

Em algumas regiões, o prato pode ser salgado ou doce. No Brasil, sua versão cremosa, feita com leite condensado é a mais comum e apreciada, sendo consumida em todo o país.

 

Qual a origem do pudim?

Não se tem uma localidade exata para o surgimento do pudim. O que se sabe é que na Europa Medieval se tem registro do prato, como uma versão salgada, compactados em forma de massas ou “salsichas”.

A receita levava carne, gordura, ovos, leite e especiarias, normalmente cozidos ou assados. Foi na Inglaterra, no século XVII, que a versão doce começou a aparecer e logo se popularizou por todo o mundo.

 

Quem criou o pudim?

Não é possível determinar o criador do pudim, até porque esse termo abrange vários tipos de receitas. Mas algumas fontes indicam que o pudim surgiu na Antiguidade, ainda na Grécia e em Roma.

Apesar disso, foi a Inglaterra que ajudou a tornar o prato conhecido, alguns séculos mais tarde. A receita e o termo pudding chegaram a Portugal de navio e, por lá, passaram a se referir exclusivamente a sobremesas. 

Foi lá também que a receita teve modificações, como adição de ovos, e passou a ser replicada por confeiteiros. No Brasil, o pudim ganhou o ingrediente que o transformou no que conhecemos hoje: o leite condensado.

 

Por que o pudim chama pudim?

É preciso voltar um pouco no tempo e entender a raiz do termo “pudim”: a palavra deriva do inglês pudding, que vem do francês boudin, que, por sua vez, veio do latim botellus que significa nada menos que salsicha. 

Foi na Grã-Bretanha que surgiu a versão doce do prato, e ao longo do tempo, qualquer receita feita em banho-maria passou a ser chamada de pudding pelos britânicos. Conforme a receita chegou a novos países, seu nome foi adaptado ao local, como aconteceu no Brasil.

 

Quais são os tipos de pudim?

O pudim é apreciado em todo o país, por sua textura cremosa e macia, além do sabor doce e intenso. Mas você sabe quais são os principais tipos de pudim que existem? Separamos uma lista com os 5 principais:

 

Pudim de leite condensado

No Brasil, é a versão mais conhecida e apreciada. É feito com leite condensado, ovos e leite, cozido em banho-maria e servido com uma deliciosa calda de caramelo. Se você quer mais praticidade para esta última etapa, conheça a Calda para Pudim Mix.

Pudim de chocolate

Essa é a opção perfeita para quem ama chocolate, porque o sabor fica intenso, com uma textura cremosa deliciosa! É similar à receita anterior, mas com o acréscimo de cacau ou chocolate em pó.

Pudim de pão

Também é assado em banho-maria, mas leva, além dos ovos, leite e açúcar, pão amanhecido, que dá uma textura especial à receita. É uma ótima maneira de reaproveitar ingredientes e fazer uma sobremesa deliciosa.

Pudim de claras

Esta é uma versão mais leve do pudim, feito apenas com as claras (não os ovos inteiros). Sua textura fica mais suave, mas igualmente saborosa.

Pudim de frutas

Para quem deseja uma receita diferente, é possível colocar frutas no pudim, como morango, banana, mamão, cereja e outras, para um toque especial e cítrico.

Confira algumas opções deliciosas de receitas de pudim:

Pudim de Chocolate e Panetone 

Pudim de Chocolate Branco e Leite em pó

Pudim com Calda

 

Qual é a diferença entre pudim e flan?

O pudim e o flan são sobremesas parecidas em muitos aspectos, mas o pudim brasileiro (com leite condensado) é mais cremoso e doce. 

Já o flan, não leva leite condensado, mas pode ser feito com creme de leite e essência de baunilha. Assim, sua textura é mais leve, gelatinosa, aveludada e o sabor suave.

Qual a diferença entre creme e pudim?

O pudim tem uma consistência mais firme e normalmente é cozido em banho-maria. Sua textura permite que seja desenformado facilmente e servido como uma sobremesa.

Por outro lado, o creme é mais leve e cozido direto no fogo. Com uma consistência mais suave, pode ser utilizado como recheio de bolos e tortas, além de ser servido com frutas ou sozinho.