Paçoca: o que é, qual a origem e como usar em receitas
O QUE É

Paçoca: o que é, qual a origem e como usar em receitas

Doce típico da culinária brasileira, a paçoca passou por diversas adaptações até chegar na versão que conhecemos hoje, com amendoim, farinha de mandioca e açúcar. O doce conquistou o Brasil e se tornou um quitute obrigatório nas tradicionais festas juninas.

Mas esta receita também é muito versátil e pode ser utilizada em diversos preparos na confeitaria, como vamos ver agora, acompanhe!

 

Qual a origem da paçoca?

A paçoca é um alimento indígena e originalmente era feita com farinha de mandioca e carne seca, socadas em um pilão. Inclusive seu nome vem do tupi “pa-soka”, que significa esmagar com as mãos ou socar no pilão.

Assim, no início, a paçoca era um prato salgado e, por ser fácil de preparar e muito nutritivo, tornou-se o alimento de tropeiros em suas viagens que levavam vários dias, porque demorava bastante para estragar.

Com o tempo, a receita ganhou novos ingredientes e formas de fabricação, em especial com sua produção industrial. Aos poucos, ganhou o paladar do brasileiro e virou prato típico de festas juninas em todo o país.

 

Quem inventou a paçoca de amendoim?

Não há relatos de uma única pessoa que tenha criado a receita da paçoca de amendoim. Porém, a versão doce que conhecemos hoje provavelmente surgiu no interior de São Paulo, por colonos, misturando amendoim moído, açúcar, sal e farinha de mandioca.

 

A paçoca é doce ou salgada?

A paçoca nasceu como prato salgado, feito pelos indígenas, mas ganhou uma nova versão doce, que é a que consumimos atualmente e que encanta o paladar de todo mundo que prova!

 

É saudável comer paçoca?

A paçoca pode ser considerada um alimento saudável, mas seu consumo deve ser moderado. O amendoim tem diversos benefícios nutricionais, porém tem alto teor de gorduras.

O açúcar utilizado na receita é considerado um dos grandes vilões e a recomendação de moderação é para evitar o consumo excessivo deste ingrediente.

 

Como usar a paçoca em receitas?

A paçoca é muito versátil na cozinha, permitindo diversas receitas deliciosas, como brigadeiros e cremes. Nestes casos, é preciso triturar o doce e incorporá-lo aos preparos, que podem ser utilizados como recheios e coberturas de bolos, tortas e sobremesas.

Cupcakes, tortas e bolos também podem receber a paçoca, dando um toque especial à receita, assim como biscoitos, cookies e docinhos. Batidas, bebidas e drinks são outras formas de usar a paçoca em receitas.