Saiba quais são os tipos de formas de ovos de Páscoa e como usar

Já estamos na contagem regressiva para a época mais chocolatuda do ano! E sabemos que muitas transformadoras aproveitam a Páscoa para começar a venda de chocolates.

Se este é o seu caso, pegue o papel e a caneta porque vamos explicar sobre os tipos de formas para ovos de Páscoa e o modo de usar para você arrasar na hora de preparar as suas receitas.

 

Tipos de formas

As formas utilizadas na produção de ovos de Páscoa são de acetato ou de policarbonato.

As de acetato são mais simples, fáceis de encontrar em lojas de confeitaria e itens de festa e têm um ótimo custo-benefício. Já as formas de policarbonato são mais resistentes, possuem diversas texturas e, apesar de serem mais caras, são mais resistentes.

Ambas podem ser usadas para preparar cascas de ovo da espessura que você desejar. A escolha vai depender do que cabe no seu orçamento neste momento.

 

Fazendo a casca de chocolate

A técnica para aplicar o chocolate é a mesma para esses dois tipos de formas.

Para começar, derreta o chocolate nobre ou a cobertura. Lembrando que o chocolate nobre deve passar pelo processo de temperagem logo após o derretimento.

Nesses artigos a gente explica o passo a passo de como derreter e temperar chocolate:

Derretimento

Conheça as técnicas de temperagem do chocolate

Com a forma limpa, despeje um pouco do chocolate derretido e movimente a forma para espalhar o chocolate, preenchendo todo o espaço.

Em seguida, bata a forma levemente sobre a bancada para evitar possíveis bolhas de ar. Vire a forma e deixe o excesso de chocolate escorrer totalmente, assim, a casca ficará uniforme. Faça essa etapa sobre uma folha com papel filme, dessa forma, você pode reutilizar o chocolate que escorreu.

Com uma espátula, retire o excesso de chocolate da borda da forma, vire a forma para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve para a geladeira por 5 a 10 minutos. Repita o processo até a casca do seu ovo de Páscoa ficar com a espessura desejada.

Se ao final do processo formarem-se rebarbas na casca, espere o chocolate voltar à temperatura ambiente e, com uma faca, raspe até tirar todo o excesso e a casca ficar com o formato adequado.

Esse chocolate que foi retirado também pode ser derretido e reutilizado em novas produções para não ter desperdício.

 

Formas de acetato com silicone facilitam o trabalho de quem está começando

Essas formas podem ser uma ótima opção para quem está começando e tem pouca prática no trabalho com chocolate.

Ela contém três partes: duas de acetato e uma de silicone para que a casca já saia na espessura correta.

Na base também existe uma marcação com o limite até onde o chocolate deve ser despejado. Na sequência é só colocar a tampa com o silicone e pressionar para que o chocolate se espalhe no interior da forma. Então vire a forma para baixo e leve para gelar por aproximadamente 15 minutos.

Para não retirar a casca da forma antes da total cristalização do chocolate, observe se ela está totalmente opaca. Se ainda houver pontos com brilho, deixe gelar um pouco mais. Para desenformar, retire a tampa, vire para a forma para a casca se soltar do molde e está pronto!