Aprenda a fazer o Bolo Origami

A tradicional arte japonesa de dobradura em papel inspirou uma técnica que tem feito sucesso no mundo da confeitaria: o Bolo Origami.
A decoração, que imita as dobras de papel, pode ser feita em qualquer massa de bolo porque ela não pesa. Então, mesmo as massas mais leves, como pão de ló, servem para esse tipo de decoração.

Como fazer o Bolo Origami
Originalmente, a técnica para fazer o Bolo Origami consiste em usar um papel cartão. Você faz as dobraduras manualmente. Em seguida, é só despejar a cobertura que será utilizada e colocar o papel ao redor do bolo, que também deve estar espatulado com uma leve camada de pré-cobertura. É essa fina camada de pré-cobertura que vai ajudar a fixar a cobertura em formato origami.
Depois, é só levar à geladeira para deixar a consistência firme e retirar delicadamente o papel.

Molde pronto
No Brasil, a indústria de confeitaria se antecipou e criou também uma placa de acetato própria para o Bolo Origami. Basta aplicar a cobertura desejada, retirar o excesso com uma espátula, aplicar a forma ao redor do bolo fixando uma ponta da placa à outra com fita adesiva, e levar para a geladeira. “O mais importante nesta técnica é não fazer uma camada fina de cobertura para ela não quebrar. Por isso é necessário preencher bem as cavidades da placa”, reforça a culinarista Mari Javarez.

Tipos de cobertura usadas no Bolo Origami
– Chocolate nobre (temperado);
– Cobertura fracionada;
– Ganache;
– Chantilinho;
– Buttercream.

Como decorar o Bolo Origami
Depois de retirar a placa, cubra o topo do bolo com a cobertura desejada e alise com uma espátula para retirar as imperfeições. Decore usando elementos como mini pérolas, flores, macarons, topos de papel ou aplique técnicas com bico de confeitar. É só soltar a imaginação!

 

Imagem retiradas de Dinara Kasko