Como decorar bolos usando espátula
Ao decorar bolos usando espátula, você pode criar vários efeitos e de um jeito bem prático!
Esse tipo de decoração é feita em bolos com cobertura de Chantilinho ou buttercream, e você ainda pode saborizar e colorir a cobertura do jeito que preferir.
Saiba como aplicar essa técnica em seus bolos!
Preparando o Chantilinho
Para começar, é preciso preparar a cobertura. O Chantilinho tem a estabilidade ideal para criar decorações de maneira fácil, e seu preparo é bem simples: basta misturar 400 gramas do produto com 450 ml de água gelada. Em seguida, bata na batedeira em velocidade alta por cerca de 3 a 5 minutos, até ficar homogêneo.
O Chantilinho ainda pode ser saborizado com leite em pó, leite, leite condensado, chocolate em pó ou mesmo suco de frutas. Veja o passo a passo de como saborizar o Chantilinho.
Você ainda pode personalizar a cobertura com a cor que desejar. O corante ideal para esse trabalho é o corante Soft Gel Mix, que conta com mais de 40 cores disponíveis. A proporção de aplicação é 1% do creme batido, por exemplo, para cada 200 gramas de Chantilinho, acrescente 2 gramas de corante e misture.
Técnica para cobrir e decorar
Agora que a cobertura já está pronta, você pode começar a decorar seu bolo.
O primeiro passo é aplicar o Chantilinho por todo o bolo, usando uma manga de confeitar, começando pelas laterais até cobrir o topo.
Com uma espátula reta, alise a cobertura, do topo até as laterais, enquanto gira a bailarina com a outra mão. Depois, retire os excessos da borda do bolo.
Com o bolo espatulado, é hora de criar os efeitos de acabamento com as espátulas de textura. Existem diversos modelos de espátulas de textura para fazer esse trabalho e esses acessórios podem ser encontrados em lojas de itens de confeitaria ou na internet.
É só encostar a espátula na lateral, a partir da base e em um ângulo levemente inclinado e, com a outra mão, girar a bailarina até finalizar o acabamento em todo o bolo.
Se quiser criar o efeito espiral no topo do bolo também, posicione uma espátula reta sobre o bolo, em algum canto da lateral. A mão que segura a espátula deve ficar parada enquanto você gira a bailarina com a outra mão, até chegar ao centro do bolo.
Depois, é só finalizar da maneira que preferir, com confeitos, flores ou outros elementos decorativos.
Sobre as espátulas utilizadas para essa técnica, elas podem ser de inox ou acrílico e normalmente são vendidas em kit com vários modelos. Elas podem ter dentes pequenos, para fazer linhas mais delicadas, ou dentes e recortes maiores e amplos, criando um efeito de onda ou linhas em alto relevo.