
Ano novo, metas novas: como aumentar a venda de doces
Confira estas dicas de planejamento para você alavancar de vez o seu negócio.
Já estamos nos despedindo de mais um ano e é hora de planejar o próximo período. Esse passo é muito importante para que você possa alcançar seus objetivos, caprichar nas produções e vender mais.
Para te ajudar neste planejamento, reunimos algumas dicas essenciais e fáceis de aplicar, sobre gestão, divulgação dos produtos, precificação, qualificação entre outras ações que você pode colocar em prática.
1. Aperfeiçoe técnicas de preparo e aprenda novos métodos
Para oferecer melhores produtos para seus clientes, é importante estar em constante aprendizado. Por isso, não deixe de estudar e praticar as técnicas que você já conhece e aprender novos métodos, para incrementar sua produção.
Além de aprender novas habilidades e receitas, você ainda pode conhecer outras empreendedoras e ampliar sua rede de contatos para trocar experiências e, até mesmo, aproveitar oportunidades.
Pesquise opções de cursos na sua região e veja o que faz mais sentido para seu momento profissional. Algumas lojas de produtos de confeitaria costumam oferecer cursos gratuitos. Existem ainda opções online, como os cursos oferecidos pelo Docepedia. Você estuda online, de forma gratuita e ainda ganha certificado após a conclusão do curso.
Conheça todas as opções disponíveis aqui.
Outra forma de ganhar e aperfeiçoar seu conhecimento é através de eventos e feiras de confeitaria. Procure saber mais sobre os eventos disponíveis na sua cidade e programe-se para estar presente. É uma ótima forma de conhecer mais pessoas e ampliar seus horizontes.
2. Cuide da saúde financeira do seu negócio
Por melhor que sejam seus produtos, sem uma boa gestão financeira, seu negócio dificilmente irá se manter e crescer. É preciso precificar corretamente seus doces e controlar seu fluxo de caixa para obter lucro. E essa tarefa não é tão difícil quanto parece, mas é preciso ter organização e disciplina para atualizar seu orçamento e custos.
Programe-se para dedicar um dia específico da semana para fazer esse trabalho, anotando todas as entradas e saídas de recursos. Assim, você evita ser pega de surpresa com as contas no vermelho e pode até planejar uma poupança, para momentos inesperados.
Estes artigos têm todas as dicas que você precisa sobre como precificar seus doces e calcular o valor de seu trabalho:
– Como calcular o valor da hora de trabalho na confeitaria
– Saiba como calcular o preço de venda dos seus doces
3. Mantenha as redes sociais em dia
Hoje em dia, quem não está presente na rede social pode perder muitas oportunidades de negócios, porque é uma ótima forma de divulgar seu trabalho.
Mas para que essa divulgação seja eficiente, o ideal é manter suas redes sociais atualizadas, pensando em um planejamento de postagens detalhado e feito com antecedência. Assim, você otimiza seu tempo e pode preparar algo mais elaborado para publicar.
Lembre-se que, na área da confeitaria, primeiro o cliente come com os olhos, por isso invista em fotos e vídeos bem montados (mesmo que sejam simples) e foque em mostrar a beleza dos seus produtos. Isso vai ajudar a atrair novos clientes, que depois vão se encantar pelo sabor dos doces.
Se esse é um ponto que você acha que ainda precisa aprimorar, aproveite para fazer cursos gratuitos com várias dicas de como cuidar de seu perfil comercial nas redes:
– Como usar a internet para vender mais
– Redes Sociais para vender doces
E tem mais: analise os retornos e interações das suas postagens, para entender melhor o perfil de seus clientes e o que influencia suas decisões. Desta forma, você conseguirá analisar com mais detalhes quais doces valem a pena manter ou não em seu cardápio ao longo do próximo ano.
4. Tenha metas claras
Aproveite a reta final do ano para colocar no papel o que você deseja para o seu negócio no próximo ano. Quer renovar o cardápio? Quer investir em aperfeiçoamento, embalagens, criar uma marca própria?
Com metas bem definidas, é muito mais fácil chegar onde se quer, pois há uma direção a ser seguida.
Reflita sobre qual é a sua prioridade para o ano que vem, o que você acha que fará diferença para seu negócio e, depois, estabeleça um cronograma com as etapas e prazos que serão necessários para atingir seus objetivos, considerando o tempo e orçamento disponíveis para que suas metas sejam concretizadas.
Sonhe alto, mas seja realista. Colocar metas muito grandes e difíceis de alcançar pode te desmotivar – e não é isso que queremos! Portanto, entenda seu momento atual e visualize onde você quer chegar em um ano, para saber o que fazer ao longo dos meses.
Boas festas e um ano novo de muita doçura!