Produção

Aprenda a armazenar corretamente o seu chocolate

Ter uma ótima cozinha, organizada e bem higienizada, é um grande passo para garantir a qualidade e muito mais segurança para a sua produção. Mas outro ponto fundamental influencia diretamente na qualidade dos seus doces e chocolates: o local escolhido para armazenar o seu estoque.

Em primeiro lugar, o chocolate precisa ser armazenado em um local seco e escuro. A temperatura deve variar entre 18 e 20º C. Como a gordura do chocolate absorve odores muito facilmente, seu chocolate precisa estar sempre muito bem embalado. Jamais guarde o chocolate na geladeira ou no freezer. Isso apenas vai prejudicar a qualidade da sua matéria-prima. Caso você more em locais extremamente quentes e úmidos e seu chocolate corra o risco de derreter se ficar fora de refrigeração, tome um cuidado redobrado. Embale seu chocolate em sacos plásticos herméticos, um dentro do outro, para que o produto não absorva odores. Na hora de usar, retire o chocolate da geladeira e, com ele na embalagem, aguarde aproximadamente duas horas até que ele retorne à temperatura ideal.


O armazenamento incorreto do chocolate causa imprevistos como o fat bloom, quando camadas de cristais de gordura se formam na superfície do chocolate, Isso ocorre quando há muitas variações de temperatura na hora do armazenamento. O sabor do chocolate não será alterado, mas a aparência muda muito.


O choque térmico causado por uma estocagem em local muito frio para um ambiente muito quente causa outro tipo de reação: o sugar bloom, criando uma superfície rugosa e irregular no seu chocolate.
Lembre-se que o sabor e as gorduras contidas no chocolate são muito sensíveis, portanto, o contato direto com a luz ou o ar oxida os ingredientes, altera a composição da gordura do chocolate e, por isso, o sabor altera,

Seguindo todas essas dicas, você irá preservar a qualidade da sua matéria-prima e entregar aos seus clientes produtos muito mais saborosos!