Panetone

Da receita clássica, com frutas cristalizadas, às novas versões com chocolate ou recheios variados, o Panetone é um quitute que não pode faltar nas celebrações de fim de ano.

Diz a lenda que o panetone foi inventado no final do século 15, quando um ajudante de cozinha do duque de Milão deixou queimar os biscoitos de um banquete de Natal. Para não arruinar a sobremesa, misturou a massa de fermento que seria utilizada no preparo de pães a outros ingredientes, como açúcar, farinha, ovos, uvas passas e frutas cristalizadas. Ele levou a mistura ao forno e criou a primeira receita de panetone. O sucesso foi tanto que o duque batizou a iguaria de “pani di Toni” que, com o passar do tempo, se popularizou com o nome que conhecemos hoje.

Histórias à parte, a verdade é que, segundo estudiosos da história da gastronomia, é difícil precisar como, quando e onde o panetone surgiu. Segundo pesquisadores da Itália, a origem do panetone remete aos pães doces ou pães de festas, feitos com adição de açúcar e especiarias, que eram consumidos em festividades importantes.

 

Mais curiosidades sobre o prato natalino

Você sabia que a receita clássica de Panetone é protegida por um decreto italiano?

Assinado em 2005, esse decreto determina as quantidades mínimas de cada ingrediente necessário para a produção de um panetone original: farinha, água, açúcar, sal, ovos e frutas cristalizadas. Tudo isso para preservar esse item que é um patrimônio da culinária do país.

No Brasil, a receita tradicional inspira as mais variadas e deliciosas versões. Aliás, foi durante a Segunda Guerra Mundial, com a migração de italianos para o país, que a receita do panetone desembarcou por aqui e conquistou seu lugar especial no cardápio das festas de fim de ano.

 

Confira algumas receitas inspiradas neste clássico:

Bolo Panetone
Panetone Trufado de Ganache Branco e Cocco Bianco
Naked Cake de Panetone