
Massa chiffon: base delicada e aerada para bolos
A massa chiffon é uma mistura aerada, muito utilizada na confeitaria. E tal qual o tecido, essa massa também é leve e delicada.
Sua textura fofa vem da combinação dos ingredientes farinha, açúcar, ovos, óleo e fermento, mas o que realmente a torna única é o uso de clara em neve, que é incorporada delicadamente à massa – a maior diferença da massa chiffon para outras receitas clássicas da confeitaria é que ela não leva manteiga.
Outro segredo é adicionar os ingredientes secos depois que os oleosos e aquosos já estiverem misturados, para que a massa fique com textura perfeita.
Versátil, ela pode ser usada em diversas receitas, como bolos de aniversário, bolos de frutas, e até mesmo para fazer cupcakes. O sabor é geralmente suave, o que a torna uma boa base para coberturas e recheios variados.
Já a origem da massa chiffon é atribuída a um confeiteiro norte-americano chamado Harry Baker, que teria criado a receita no final dos anos 1920. Ele trabalhava em Los Angeles e desenvolveu essa receita como uma maneira de criar um bolo mais leve e úmido, ao mesmo tempo em que tivesse uma textura fofa, mas sem perder a firmeza.