Marzipan: conheça a origem e quais são os ingredientes
O QUE É

Marzipan: conheça a origem e quais são os ingredientes

O marzipan é uma pasta feita com amêndoas, açúcar de confeiteiro e claras de ovos, bem fácil de moldar. A mistura ainda pode levar essências e corantes alimentícios, dependendo de sua função na receita. Também pode receber coberturas glaceadas ou de chocolate.

Na alta confeitaria, o marzipan serve para dar textura a tortas ou ser utilizado como recheio e cobertura de sobremesas. No Brasil, é popularmente usado para docinhos de vitrine, em formato de animais e frutas, por conta de sua maleabilidade.

 

Qual é a origem do marzipan?

Não existe consenso sobre a origem do marzipan, mas uma das teorias mais aceitas é que ele chegou à Europa por volta do século VIII, vindo com os árabes do Oriente Médio, e se difundiu pelo Mediterrâneo, até a Península Ibérica, ao longo do tempo.

Existem relatos que indicam seu surgimento ainda na época da Grécia Antiga, em que uma torta era feita com amêndoas e mel. Podemos citar também a teoria da origem na Alemanha, na cidade de Lübeck, onde o doce ganhou alta qualidade, pelo fácil acesso às amêndoas que a região possuía.

 

Quais são os ingredientes do marzipan?

O marzipan é um doce fácil de preparar, que leva poucos ingredientes. A base é composta por:

  • Amêndoas moídas ou processadas
  • Açúcar de confeiteiro ou refinado
  • Claras de ovo
  • Corantes e essências são opcionais

 

Que gosto tem marzipan?

O marzipan possui um gosto delicado e marcante, pela base de amêndoas. O açúcar deixa a receita mais doce e com textura macia e maleável. As claras de ovos ajudam a dar liga e manter a unidade do preparo.

É possível dar um toque especial à receita adicionando essências ou ainda água de flor de laranjeira. Assim, o marzipan ganha um gosto floral sutil e delicado.

 

Qual o melhor marzipan do mundo?

Um dos marzipans mais conceituados do mundo é produzido na cidade de Lübeck, na Alemanha, pela confeitaria Niederegger. Os rígidos padrões seguidos para a produção do doce conferem ao local uma forte tradição e fama, confirmada pelos elogios de muitos clientes e apreciadores da receita.

Outros locais que merecem destaque são a fábrica Zentis, também na Alemanha, e a cidade de Bruges, na Bélgica.