Gelato: o que é a qual a diferença para o sorvete?
O QUE É

Gelato: o que é a qual a diferença para o sorvete?

Com uma longa tradição na Itália, as origens do gelato remontam à Antiguidade. Durante o Império Romano, as pessoas já preparavam uma versão primitiva da receita, misturando neve ou gelo com frutas, mel e outros ingredientes. 

No entanto, a receita foi aprimorada na Itália, no século 16, quando misturaram leite e açúcar, dando uma consistência cremosa à sobremesa refrescante.

Por volta de 1900, a invenção da máquina de gelato foi crucial para a produção em larga escala. Com o passar dos anos, o gelato se espalhou para outros países e se tornou uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo, mas sem perder sua relação com a cultura italiana.

 

Quais são as diferenças entre o gelato e o sorvete?

Embora o gelato e o sorvete sejam sobremesas congeladas feitas à base de leite, há diferenças entre eles.

O gelato tem uma maior proporção de leite e menor de creme em comparação com o sorvete. Isso faz com que ele seja mais denso e cremoso.

O gelato também contém menos gordura, geralmente entre 4% a 8%, o que contribui para a sua textura mais suave. Durante o seu preparo, os ingredientes são batidos mais lentamente do que o sorvete, incorporando menos ar.

Além disso, o gelato é servido a uma temperatura mais alta do que o sorvete – ele deve ser armazenado entre -14 e -9 graus, enquanto o sorvete é armazenado entre -18 e -20 graus.

Tudo isso permite que o gelato tenha uma textura única e surpreendente, perfeita para acompanhar diversos momentos especiais!