Bolo inglês

Bolo inglês

O bolo inglês, como o próprio nome sugere, teve origem na Grã-Bretanha, no século 18, e é tradicionalmente servido em festas de fim de ano no Reino Unido. Não se sabe exatamente quem foi o responsável por criar a receita, mas é provável que tenha sido desenvolvido ao longo do tempo por padeiros e cozinheiros britânicos que experimentaram diferentes ingredientes e técnicas de preparo de bolos.

O bolo inglês é conhecido por ser denso, rico e úmido. A receita tradicional inclui uma mistura de frutas secas, como passas, nozes, açúcar mascavo, manteiga, ovos, farinha, fermento em pó, além de especiarias, como canela e noz-moscada. Algumas receitas também incluem frutas cristalizadas ou cerejas, e podem ainda ser regadas com conhaque e outras bebidas alcoólicas para um sabor extra.

Aliás, na época em que esse bolo foi criado, a adição de frutas secas e especiarias era uma estratégia dos ingleses para prolongar a vida útil das receitas, afinal, as técnicas de preparo não eram muito avançadas, então, adicionar ingredientes que não estragavam rapidamente era uma forma de garantir que o bolo durasse mais tempo.

Outra característica marcante do bolo inglês é o seu formato, já que a massa é sempre assada em forma retangular.

 

Veja como preparar um bolo inglês sabor laranja trufado.