Aprenda técnicas para decorar bolos e cupcakes com ganache

Se a decoração das suas receitas ainda é um desafio para você, a Docepedia vai te ajudar. Confira a seguir técnicas básicas para decorar bolos e cupcakes com ganache e dar mais um grande passo no seu aprendizado no universo da confeitaria.

 

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Ganache em ponto de bico
Para fazer decorações com ganache em ponto de bico, é preciso estar atento à proporção da ganache e, antes de começar a trabalhar com ela, deixá-la descansando por 24 horas, em temperatura ambiente.

Confira aqui como preparar ganache em ponto de bico

Flores de ganache

Além de uma manga de confeitar, você vai precisar de um bico pétala. uma bailarina de mão e uma tesoura (para colocar as pétalas no bolo).
No exemplo, misturamos duas ganaches (uma colorida e uma branca) para criar um efeito degradê.

O primeiro passo é fazer uma pirâmide no centro da bailarina de mão, para definir a altura da sua flor.

Com a ponta mais fina do bico sempre para cima e bem limpo, comece a trabalhar no topo da pirâmide, girando e cobrindo até embaixo, fazendo o miolo da flor.

Para criar as pétalas, faça movimentos de arco, sempre tampando as emendas do trabalho anterior. Lembre-se que a mão que segura a flor apenas gira, e a mão com a manga de confeitar faz o movimento de sobe e desce. Faça estes movimentos até chegar no tamanho desejado.

Para retirar a flor da bailarina, use a tesoura aberta e encaixe ela no pino da bailarina, gire suavemente para ajudar a retirar a flor e coloque em uma forma para manter refrigerado enquanto você faz as outras flores.

Sugestão para decorar

Você pode usar estas flores de ganache para decorar bolos, cupcakes e tortas, por exemplo. Para dar um efeito ainda mais bonito, você pode criar uma base para as suas flores de ganache, como este lindo drip cake da imagem abaixo.

Com as flores já refrigeradas, é só montar a sua decoração. Você pode combinar suas flores de ganache a flores naturais comestíveis, frutas e confeitos, por exemplo.