Empreendedorismo

Saiba como calcular o preço de venda dos seus doces

Para começar, é preciso considerar os investimentos com matéria-prima. Considere também os custos fixos e o valor de sua mão de obra

Como calcular o preço

Você sabe como calcular o preço de venda dos seus produtos? Esta pode ser uma das maiores dúvidas de quem começa a trabalhar com confeitaria.
Depois de definir o que e como você vai fazer, chega a hora de calcular os custos do seu produto. Por isso, reunimos algumas dicas e mostramos as contas que devem ser feitas, considerando matéria-prima, despesas de consumo e embalagem. Confira as explicações sobre cada um desses itens. Vamos calcular?

• Matéria-prima
Para começar, é preciso considerar os investimentos com matéria-prima. Liste todos os ingredientes que serão utilizados para a receita, incluindo a embalagem mínima para que sejam entregues – se você fabrica brigadeiro para festas, a embalagem mínima são as forminhas de papel. A matéria-prima utilizada irá impactar muito no preço final dos doces. Para calcular esse custo, é necessário fazer uma pesquisa de preço nos locais onde você compra os ingredientes e calcular o preço de venda, como este exemplo:

Como calcular o preçoReferência tabela pesquisa de preços (pg 16 manual)

• Despesas de consumo
Essas despesas são os fatores extras que influenciam no custo e são indispensáveis para a fabricação de seus produtos. São elas: água, gás, luz, telefone, transporte e materiais de limpeza, entre outros itens.
Para saber o valor das despesas de consumo, o cálculo a ser feito deve ser a diferença entre as despesas que você tinha antes de começar o seu negócio, e as despesas depois que começou a produção dos doces. Este resultado deve ser acrescido ao custo do produto, mas, na prática, esse cálculo é inviável para quem está começando um negócio. Para facilitar as coisas para você, estabelecemos um percentual para efetuar esse cálculo: considere, por mês, o valor equivalente a 1% de todas as despesas de consumo.

Como calcular o preço

Para ficar ainda mais claro, agora observe um exemplo de cálculo de custo para uma receita de 20 trufas:

Dica: você pode usar essa tabela como referência sempre que fizer novas receitas. Basta atualizar os preços dos ingredientes e das despesas de consumo.

• Última etapa: determinando o preço de venda
Tão importante quanto dominar as receitas, é saber o preço certo para vender seus produtos. Por isso, na hora de determinar quanto seus doces vão custar, utilize sempre este cálculo:

Valor da matéria-prima + despesas de consumo x 3 + embalagem especial (caso seja utilizada)

Veja um exemplo da conta que deve ser feita, considerando novamente uma receita de 20 trufas, sem o custo da embalagem, que deve entrar depois:

Uma maneira simples para dividir os gastos é dividi-los em três caixinhas:

Matéria-prima: custo de tudo que o você gastou para fazer o produto.

Mão de obra: o seu salário.

Lucro: como uma boa empresária, é preciso considerar o lucro.

O dinheiro arrecadado na primeira caixinha cobrirá os custos que teve para fazer os doces. Na segunda, fica o seu salário e, na terceira, o lucro, ou capital de giro. A terceira parte pode ser investida em novos equipamentos, reformas da cozinha, cursos de aprimoramento e propaganda, entre outras melhorias que podem ajudar a alavancar seu negócio.

Depois de determinar o preço de venda, compare-o com os valores de outros produtos similares que você vê nas lojas para verificar sua competitividade. Se o valor estiver muito diferente dos preços praticados por outras marcas, verifique a qualidade daquilo que está fazendo e compare com o que é oferecido no mercado. E lembre-se de sempre valorizar o seu trabalho.

 

Confira mais artigos sobre empreendedorismo aqui.