Artigos

Dicas para lucrar com a venda de doces nas festas de fim de ano

cupcake decorado com árvore de natal

Saiba como planejar a venda de doces natalinos e incremente a sua renda na reta final de 2022.

 

As festas de fim de ano se aproximam e já é hora de planejar as vendas para essa época tão especial.

Além das receitas tradicionais das comemorações natalinas, quem trabalha com doces pode recriar sobremesas e ainda preparar opções para presentear.

O importante é fazer um bom planejamento para que o fim do ano seja um sucesso!

Para isso, é preciso focar principalmente no cardápio, na escolha dos ingredientes e na divulgação de seu trabalho.

Quer saber como se preparar? Confira nossas dicas para deixar o Natal e Ano Novo de seus clientes ainda mais doce.

 

Planejando o cardápio

O primeiro passo é planejar o seu cardápio de doces de fim de ano. Quais receitas não podem ficar de fora e que sempre são sucesso de vendas? Você pode tomar como base as preferências dos seus clientes no ano anterior. Além de receitas clássicas, também pode incluir alguma novidade para surpreender.

Outro ponto que pode ajudar é escolher receitas que tenham como base os mesmos ingredientes ou processos de produção parecidos. Isso facilita bastante na hora da produção e ajuda a otimizar os insumos, gerando economias.

 

Fique de olho nas tendências

As redes sociais são um bom indicativo das tendências no mundo dos chocolates e da confeitaria, e isso ajuda bastante a definir o que vai entrar seu cardápio. Fique de olho nos canais digitais para saber o que os seus clientes estão consumindo, curtindo e compartilhando. Dali podem sair ideias para novas receitas e formatos.

 

A escolha e compra dos ingredientes

A escolha de ingredientes de qualidade é fundamental para o sucesso da sua produção. Afinal, as matérias-primas vão influenciar no resultado final de seus doces e sobremesas, e tudo o que você quer é que a ceia dos seus clientes seja inesquecível, não é mesmo?

Pesquise produtos com bom custo-benefício, busque indicações e referências com os vendedores das lojas de itens de confeitaria.

 

Calcule os custos de produção

Essa parte é a mais difícil para muita gente: saber o quanto cobrar.

Essa conta deve incluir seus gastos fixos, como luz, água, gás, matérias-primas, entre outros, além do valor de sua mão de obra e os custos variáveis, como ingredientes e embalagens. É preciso, ainda, definir qual será sua porcentagem de lucro para chegar ao valor final que será cobrado.

Nesses artigos você pode ler mais sobre como calcular o preços de venda de seus doces e a sua hora de trabalho na confeitaria:

Saiba como calcular o preço de venda dos seus doces
Como calcular o valor da hora de trabalho na confeitaria

 

Escolha das embalagens

Não custa lembrar que, além de saborosos, seus doces e sobremesas natalinas precisam ter uma apresentação diferenciada. Embalagens temáticas, adequadas à data, agregam valor e diferencial aos seus produtos.

Lembre-se também de sempre incluir um cartão, tag ou selo com sua marca, telefone e o endereço de suas páginas nas redes sociais.

Aqui temos mais dicas sobre a escolha das embalagens para doces e sobremesas:

Tudo o que você precisa saber para transportar seus doces com segurança

 

Propaganda é a alma do negócio

Agora é a hora de mostrar todo o seu diferencial! Use as redes sociais para divulgar seu trabalho, com fotos bonitas que vão valorizar seus doces e sobremesas. Nas interações, responda a todas as dúvidas e informe sobre prazo para os pedidos, formas de entrega e pagamento.

Em nossa plataforma Meu Plano D, você também tem acesso a cursos online e gratuitos de doces natalinos:

Doces Natalinos