Empreendedorismo

Dicas para ajudar você a escolher a embalagem ideal para a Páscoa

Uma boa embalagem conversa com o seu produto, valoriza a sua dedicação e também é atrativa e funcional

Uma das partes mais importantes do planejamento da Páscoa é pensar na embalagem. Afinal, elas ajudam a despertar na clientela o interesse de provar as suas delícias. Até parece que o seu chocolate fica ainda mais gostoso, não é verdade? Todo o ano surgem muitas novidades e tendências nesta área, mas, na hora de ir às compras, pense em como ela pode conversar com o seu produto, valorizar a sua dedicação e também ser atrativa e funcional. Confira algumas dicas para ajudar você a escolher a embalagem ideal.

• Identidade
Essa dica vale para todos, porém mais ainda para quem já tem uma marca com uma identidade visual. Selecione uma paleta de cores com a qual você irá trabalhar na embalagem dos seus produtos, e que se identifiquem com a sua marca. Pense em como estas cores funcionam em diferentes materiais decorativos, como fitas, caixas, embalagens metalizadas.

• Funcionalidade
A função de uma embalagem é encantar, mas também ser útil para você e para o seu cliente. Ela precisa conter a data de validade do seu produto e, se possível, dicas de conservação. Se o seu produto tem uma finalização trabalhada, por exemplo, faz sentido mostrar o seu trabalho. Então, embalagens transparentes são as mais indicadas. Se for um produto muito pesado, precisa de uma embalagem que suporte a estrutura e não se desmonte.

• Versatilidade
Não opte por apenas um tipo de embalagem. Afinal, você não tem apenas um tipo de cliente, não é mesmo? Opte por um leque versátil de opções, como embalagens em acrílico, tecidos, sacolas de papel kraft, papelão, caixas de papel, embalagens de vidro. Ter mais opções permite que você também crie mais combinações para oferecer aos seus clientes.

• Personalize
Sim, é muito prático encontrar embalagens prontas, mas o toque final precisa ser seu. Você pode criar um carimbo ou um adesivo com sua logo, tags que identificam a sua marca e trazem o seu endereço de contato, usar uma fita diferenciada de seda, de tela, cordões ou até ingredientes naturais como ramos secos, paus de canela, flores desidratadas. Para o cliente, isso revela todo o carinho que você dedicou em preparar o produto.

• O valor do seu tempo
Não se esqueça de considerar o custo e o tempo gasto para embalagem no preço final do seu produto. Por isso, customizar é uma opção acessível para que você não precise comprar tudo pronto e gaste demais na embalagem do produto final.

• Atualize-se
Ovos de colher, ovos de corte, bombons, mini-ovos…A cada Páscoa, são tantas novidades que é difícil saber por onde começar. Para ter retorno, também é preciso investir em conhecimento. Novos cursos, com novas receitas de Páscoa, também são ideais para mostrar novas sugestões de consumo e conhecer novas embalagens.

• Vá do clássico ao novo
Os plásticos metalizados e o papel celofane são soluções que sempre funcionam em ovos de Páscoa, mas tente sempre inovar mesmo utilizando opções clássicas. Tecidos, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados para decorar ovos e dão um belo efeito. Caixas de ovo verticais, latas e caixas-moldura também estão crescendo na preferência do consumidor.