Empreendedorismo

A história de 3 mulheres que encontraram no doce mundo do chocolate uma oportunidade de negócio

 

Nós sabemos como o chocolate é capaz de transformar vidas. E há muitas histórias de empreendedorismo para serem contadas e inspirar outras pessoas que estão começando. Por isso, conversamos com as três vencedoras do nosso Prêmio de Páscoa 2020 para saber como elas encontraram no doce mundo dos chocolates uma oportunidade de negócio para gerar renda extra.
A seguir, conheça as histórias de Tamires, Miriam e Adriana.

Renda extra que veio em boa hora

Foi durante a pandemia, no início deste ano, que Tamires decidiu fazer chocolates para vender e complementar a renda da família, que tinha sido afetada naquele momento. Como era véspera de Páscoa, ela achou que seria uma ótima oportunidade para retomar as técnicas que aprendeu com a mãe anos atrás, quando a ajudava a fazer ovos de chocolate.

Tamires colocou a mão na massa, preparou ovos trufados e o resultado foi um sucesso, com todos os itens vendidos. “Peguei encomendas e consegui uma renda legal. E como vi que deu certo, em seguida comecei a fazer trufas, bombons e até bolos. Ajudou muito”, conta. As vendas aconteceram principalmente pela divulgação no boca a boca feita pelos amigos, em grupos do Whatsapp e no condomínio onde mora. E com a sorte de principiante, Tamires ainda foi surpreendida com o prêmio de Páscoa da Selecta: “Logo de início já fui sorteada com R$ 50 em uma das primeiras compras que fiz, e depois veio o prêmio principal. Fiquei muito feliz, foi um estímulo”, relembra.

Depois dos retornos positivos dessa experiência, o plano para o próximo ano, segundo ela, é incrementar a produção de ovos de Páscoas e aumentar as encomendas. “É algo muito gostoso de se trabalhar, gosto muito de mexer com chocolate. Amo doces”, conclui.

Chocolate: fórmula da superação

Com uma trajetória de vida marcada por dificuldades, Miriam viu tudo mudar quando ganhou de presente da irmã algumas fôrmas para fazer pirulitos de chocolate. O incentivo que precisava veio há 6 anos, quando conheceu seu marido e decidiu contribuir com o orçamento da nova família. “Nunca tinha me especializado em nada. Até que um dia, conversando com minha irmã, que todos os anos fazia ovos e distribuía para os sobrinhos, comentei que queria trabalhar e ela me deu essas fôrmas. Quando vi aqueles pirulitos prontos, pensei que era capaz de fazer algo bom” recorda emocionada. Seus primeiros clientes foram as pessoas da igreja que frequentava. Foi lá que ganhou o apelido de rainha do chocolate. “Eles compravam, encomendavam para festas de aniversário e algumas vezes eu doava chocolate também. Foi assim que meus doces começaram a ficar conhecidos e conquistei a primeira clientela.”

Depois dos pirulitos de chocolate, Miriam passou a fazer Ovos de Páscoa, além das trufas que vende o ano inteiro. Assim ela viu o faturamento aumentar e foi com parte dessa renda que conseguiu ajudar a construir a casa da família.
Agora, o próximo passo desse sonho é, um dia, ter um espaço feito especialmente para produção de seus chocolates, uma pequena fábrica. E Miriam já tem até um nome bem inspirador para seu negócio: Doces Sonhos. “O chocolate foi algo que realmente mudou minha vida. Eu me apaixonei por trabalhar com chocolates.”

 

Talento nato para os chocolates e para os negócios

Pedagoga por formação, Adriana enxergou nos chocolates uma oportunidade de garantir renda extra. E para administrar o negócio que começou em 2003, ela vai além do talento para transformar chocolates e emprega seu tino comercial para turbinar as vendas.
A ligação com os chocolates começou por influência de sua mãe, que também fazia doces. Adriana deu continuidade à produção caseira e, além dos ovos de Páscoa, decidiu investir em trufas para revenda em mercados locais. “Gosto de investir, multiplicar, trabalhar com coisas novas. Além de produzir, divulgo minha mercadoria, faço esse papel comercial”, conta.

Com a pandemia, Adriana se adaptou rapidamente, aumentando sua demanda para vendas no varejo e apostando também no delivery. Além disso, criou um perfil no Instagram de sua marca, a Kakal Máximo, que também usa para divulgar seus produtos na internet e atrair mais clientes. “O chocolate é muito importante para mim, com o dinheiro dessa renda extra eu construí minha casa e conquistei alguns bens. Meu sonho agora é ter uma fábrica para investir na produção dos meus chocolates”, acrescenta, mirando no futuro de seu negócio.

Transforme doces, transforme sua vida

São histórias como essas que o mundo dos doces inspira diariamente. É por isso que tanta gente vê no mercado de chocolate e confeitaria a oportunidade de começar um novo empreendimento e aumentar sua renda.

E foi para ajudar quem também deseja colocar a mão na massa que criamos Meu Plano D, uma plataforma de Selecta, Mix e Docepedia que vai ensinar a lucrar fazendo doces. São cursos online e gratuitos para empreendedores iniciantes aprenderem as principais técnicas de confeitaria e chocolataria, além de dicas valiosas para gerenciarem seu negócio e divulgarem seu trabalho nas redes sociais. Conheça Meu Plano D e comece agora a transformar doces em renda!