Quindim

 

Ele é tão difundido e apreciado na culinária brasileira que até poderia ser uma invenção nacional. Mas, na verdade, a versão original do quindim veio do outro lado do oceano, mais precisamente de Portugal.

O que se sabe é que a receita teria sido criada em conventos portugueses na mesma época da colonização, e assim chegou ao nosso país. A diferença é que, por lá, a receita leva ovos, açúcar e amêndoas – e foi batizada de brisa do lis. Aqui, as amêndoas foram substituídas por coco, uma solução encontrada pelas escravas africanas encarregadas de preparar o doce, já que o ingrediente era bem mais acessível.

Modo de preparo do quindim
Ingredientes
10 gemas
50 g de coco ralado
200 ml de leite de coco
200 g de açúcar
manteiga e açúcar para untar e polvilhar
(rende 12 unidades)

Separe as claras das gemas. Em seguida, preaqueça o forno em baixa temperatura. Enquanto o forno aquece, pegue as forminhas, unte com manteiga e polvilhe com açúcar.

Na sequência, no recipiente com as gemas, adicione o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Misture tudo com delicadeza. Coloque a mistura nas fôrmas e leve ao forno por cerca de 1 hora, até corar. Depois de pronto, esperar esfriar para desenformar.