
Bolo ópera: o que é, quem inventou e como preparar
O bolo ópera é um delicado preparo gelado montado em camadas, conhecido por seu formato retangular que intercalam biscoito, creme de manteiga de café e ganache de chocolate amargo.
A combinação de sabores traz o perfeito equilíbrio para esta receita sofisticada e que se tornou um clássico da confeitaria francesa. Conheça agora a origem deste prato e como prepará-lo.
Qual a origem do bolo ópera?
Não existe um consenso para a origem do bolo ópera, mas duas hipóteses são a de que a esposa de um confeiteiro de uma tradicional pâtisserie quis homenagear os bailarinos da Opéra Garnier, de Paris, que frequentavam sua loja.
E a segunda versão conta que ela era fã da Ópera Prima Ballerina e quis homenagear a peça. De qualquer maneira, o doce está relacionado a este espaço muito comum na Europa no século XX, ainda mais porque suas camadas remetem aos níveis de um teatro lírico.
Na época do seu surgimento, o bolo se tornou um sucesso pelo formato diferenciado, por mostrar as camadas internas do doce e por ter menos açúcar e álcool, muito comuns nas receitas francesas até então.
Quem inventou o bolo ópera?
Assim como sua origem, o nome do inventor não é unanimidade entre os historiadores. A versão mais provável indica que o doce foi criado por Cyriaque Gavillon, da tradicional pâtisserie Dalloyau, em 1955.
Em 1988, o jornal francês Le Monde atribuiu a criação do prato a Gavillon e sua pâtisserie, embora existam registros do nome “gâteau opéra” ainda em 1899.
Quais são os ingredientes do bolo ópera?
O bolo ópera conta com quatro preparos diferentes para sua montagem, veja a lista de ingredientes para cada etapa da receita:
Biscuit joconde
- 20 g de manteiga sem sal
- 125 g de farinha de amêndoas
- 125 g de açúcar de confeiteiro
- 30 g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 3 claras
Calda de café
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de café solúvel
Creme de manteiga de café
- 3 colheres (sopa) de café solúvel (já diluído)
- 5 gemas
- 100 g de açúcar refinado
- 200g de manteiga sem sal
Ganache de chocolate amargo
- 300 g de chocolate amargo
- 200 g de creme de leite
Cobertura de chocolate (glaçagem)
- 200 g de chocolate ao leite (derretido)
- 1 colher (sopa) de óleo
Quantas camadas tem o bolo ópera?
O bolo é estruturado com finas camadas de massa de biscuit joconde – um biscoito com textura e sabor que lembra a massa pão de ló, feito com amêndoas – além de creme de manteiga de café e ganache de chocolate, coberto por uma calda de chocolate e café.
A montagem final conta com 7 camadas, sendo duas de biscoito, duas de creme de manteiga de café e duas de ganache. A cobertura de chocolate brilhante dá o toque especial ao preparo.
Alguns confeiteiros podem montar o bolo ópera com mais ou menos camadas, mas o importante é que o doce mantenha o visual equilibrado e com alternância entre os preparos.
Como preparar o bolo ópera?
A preparação das etapas pode não ser difícil, mas a montagem exige muita precisão, para que as camadas fiquem finas e do mesmo tamanho. Acompanhe como fazer cada passo:
Biscuit joconde
- Peneire a farinha de amêndoas, açúcar e farinha de trigo. Reserve
- Derreta a manteiga em fogo baixo. Deixe esfriar após desligar.
- Em uma batedeira, coloque os ovos e os secos, batendo na velocidade máxima durante cinco minutos, até dobrar de volume.
- A essa mistura, acrescente a manteiga derretida, mexendo delicadamente com movimentos de baixo para cima, em direção ao centro da tigela.
- Em outro recipiente, bata as claras até obter ponto de neve bem firme e junte ao preparo anterior, misturando da mesma forma delicada.
- Coloque a massa sobre papel manteiga em uma forma. Espalhe bem até ficar com a superfície lisa – se precisar, utilize duas formas.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 10 minutos ou até dourar levemente.
Calda de café
- Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.
- Mexa a calda até começar a ferver e desligue.
- Coloque em um recipiente fechado e espere esfriar para aplicar no bolo.
Creme de manteiga de café
- Em uma panela, misture o açúcar e o café e leve ao fogo até começar a ferver.
- Bata as gemas e acrescente ao preparo lentamente, até esbranquiçar.
- Por fim, adicione a manteiga, mexa bem e reserve.
Ganache de chocolate amargo
- Derreta o chocolate seguindo as instruções da embalagem.
- Adicione o creme de leite e mexa até ficar homogêneo.
Cobertura de chocolate (glaçagem)
- Reserve para a cobertura do bolo ópera.
- Derreta o chocolate e acrescente o óleo. Mexa bem.