Creme de leite

Usado no preparo de ganache, chantilly, mousses e outras receitas doces, o creme de leite é um ingrediente clássico da confeitaria.

Ele é produzido a partir da desnatação do leite, por um processo de pasteurização. No mercado, é possível encontrar diferentes tipos de creme de leite: em caixinha, em lata, fresco ou nata.

O que difere um do outro é basicamente a porcentagem de gordura, o que também altera as consistências dos produtos. Portanto, a escolha do creme de leite vai depender do tipo de preparo que você irá fazer.

 

Creme de leite de caixinha: tem 17 a 22% de gordura, é uma porcentagem de gordura baixa, mas que serve para boa parte das receitas de confeitaria, como ganache.

Creme de leite de lata: tem grande quantidade de soro, o que pode alterar a receita, portanto, é pouco utilizado na confeitaria.

Creme de leite fresco: tem 35% de gordura, quantidade suficiente para preparar ganache e para atingir o ponto do chantilly.
Por ser fresco, esse creme de leite não tem açúcar e deve ser armazenado na geladeira. Além disso, é indicado para uma linha de produtos que requer um sabor bem aprimorado.

Nata: também é um tipo de creme de leite e chega a ter 45% de gordura. Pode ser usada para bater chantilly, porém, será uma receita mais gordurosa, conforme pedem algumas receitas mais específicas da confeitaria. Mas atenção, a nata não pode ser usada para cobrir bolos e doces porque, com essa alta quantidade de gordura, a cobertura tende a rachar, prejudicando o acabamento.