Empreendedorismo

Saiba como usar o Instagram para vender seus doces

Para quem trabalha com chocolataria e confeitaria, o Instagram funciona como uma verdadeira vitrine digital, afinal, quem não gosta de ver imagens apetitosas de doces? Além disso, essa plataforma oferece muitas possibilidades de criação de conteúdo que vão além de fotos, como Stories, vídeos e até o cruzamento com outras ferramentas como o Whatsapp, o que otimiza bastante o atendimento aos clientes.

Por isso, é muito importante aprender um pouco mais sobre esse canal para potencializar as vendas e melhorar a comunicação de sua marca na internet.

Neste artigo, trazemos várias dicas para você gerenciar seu perfil no Instagram e manter seu negócio em destaque

*******************************
Explore os recursos do perfil comercial
Opte por um perfil comercial no Instagram. Essas versões oferecem recursos diferenciados para gerenciar sua página. Você tem acesso a métricas, pode monitorar o alcance de suas publicações e visualizar o perfil de seu público, como gênero, idade e localização.
Todos esses dados ajudam a traçar as preferências de seus consumidores. Assim, você pode elaborar estratégias mais assertivas para melhorar o desempenho de suas publicações, inclusive determinar os melhores horários para suas postagens.

*************************************
Informações precisas
Faça uma boa descrição do seu negócio na apresentação do perfil. Destaque resumidamente seus diferenciais e disponibilize o link de seu whatsapp para direcionar os pedidos.

************************************
Lojinha virtual
O Instagram disponibiliza a função “loja” em perfis comerciais, permitindo que você venda seus produtos diretamente pela plataforma. Para isso, você deve vincular o perfil à uma página de negócio do Facebook.
Nas próprias plataformas você encontra as informações e orientações para ativar essa função.

*********************************
Capriche nas fotos
O Instagram é uma plataforma de apelo visual, então, as fotos devem ser bem bonitas para chamarem a atenção e valorizarem seus produtos. Mas fique tranquila que você não precisa ser fotógrafa profissional para isso! Basta ter atenção ao cenário, iluminação do local onde fará as fotos e testar os melhores ângulos com sua câmera de celular. Há inclusive aplicativos gratuitos para edição de fotos e vídeos que podem te ajudar nessa tarefa.

******************************************
Humanize sua marca
Todo mundo gosta de ver lindas foto de doces, mas também é importante humanizar sua marca, mostrar todo o cuidado que você tem ao preparar seus produtos. Para isso, divulgue também os bastidores de sua produção. Faça imagens e vídeos quando estiver com a mão na massa para explicar os ingredientes de qualidade que utiliza, exibir trechos do preparo de novas receitas que irá lançar, entre outros momentos do seu dia a dia de trabalho. Isso tudo ajuda a gerar ainda mais proximidade e confiança com seus clientes.

Veja neste vídeo como produzir conteúdos interessantes para sua marca:

***********************************************
Ações online e offline
Use a internet para divulgar promoções e ações especiais que você realizar. Além disso, explore o recurso de enquetes do Instagram para entender o que seu público quer fora do mundo virtual, o que eles desejam consumir.

Neste vídeo, veja como vender mais nas redes sociais:

Saiba também como elaborar as melhores estratégias de divulgação nas redes sociais